I'm a title. Click here to edit me.
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.
Sabores do Vale: Torresmo
O torresmo é uma iguaria típica caipira feita com pele de porco, gordura, cortada em pequenos pedaços e frita até ficar crocante. Nos tempos coloniais, os portugueses fritavam-no “a seco” mesmo, só para retirar a banha (gordura), já que no Brasil o azeite de oliva não era um produto de fácil acesso. O consumo que começou com os colonizadores e, posteriormente, se espalhou também pelas fazendas e senzalas, hoje é um acompanhamento indispensável em pratos como a feijoada e o feijão tropeiro. A verdade mesmo é que um bom torresmo crocante cai bem acompanhando qualquer prato.
A típica cultura mineira, que é genuinamente caipira, tem em sua base o porco e o milho. O que é muito parecida com a nossa cultura do Vale, afinal foram as Bandeiras que partiram de Taubaté que, com suas andanças e buscas pelas riquezas das Minas Gerais, contribuíram para a ocupação e desenvolvimento dessa parte de nosso país
INGEDIENTES
2kg de barrigada de porco
Sal a gosto
2 copos de óleo
MODO DE PREPARO
Em uma bacia, coloque a barrigada e o sal, mexa bem com as mãos. Reserve por um dia até que ele esteja coberto de gordura.
Em uma panela, adicione o óleo e deixe esquentar por 3 minutos. Coloque o torresmo, e mexa o tempo todo por 3 ou 4 minutos para não encharcar. Retire, deixe escorrer bem e estará pronto.
Agradecimentos: Restaurante Toca do Mineiro – Sapucaí Mirim