O Projeto
Trilhas Culturais é uma iniciativa nascida no Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté, e depois assumida pela Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias.
Ele existe há mais de 15 anos e durante esse período, realizamos várias ações e produzimos exposições, documentários e publicações sobre variados aspectos, sobre a cultura dos habitantes do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte do Estado de São Paulo.
O projeto parte da premissa que o patrimônio cultural imaterial além de documentado e classificado, deve ser valorizado, preservado e difundido, e caso isso não ocorra, se perderá ao longo do tempo sem deixar qualquer vestígio. Procurando sempre integrar professores, pesquisadores, técnicos e, principalmente, alunos da Universidade de Taubaté, o projeto ‘Trilhas Culturais’ tem se transformado em uma vitrine de conhecimentos, saberes e difusão cultural.
Lançamento do primeiro volume da série Trilhas Culturais: Sabores do Vale. Na foto os ex-estagiários VIvian Gasperotto e Murilo Cunha. No centro, o coordenador do projeto, João Rangel.
Abertura da exposição na Câmara Municipal de Taubaté, com a presença do presidente da Casa em 2014, Carlos Peixoto.
Qual a importância do projeto?
Apesar da proximidade com as grandes cidades e da localização privilegiada junto ao pólo tecnológico do eixo Rio-São Paulo, ainda é possível encontrarmos pessoas que vivem sem domínio, acesso ou influência de toda a tecnologia existente.
Estamos enraizados aqui, mas vivenciamos, no dia-a-dia, um modo interiorano e pacato de viver. Somos caipiras, mas sofremos também com o crescimento desenfreado e com a sede das novas tecnologias.
O ‘Trilhas Culturais’ busca o que temos de bom em nossas comunidades como forma de mostrar ao nosso povo que podemos ser diferentes e termos uma identidade própria.
O planejamento de políticas públicas no âmbito da cultura popular será melhor desenvolvida com o registro da cultura popular do Vale do Paraíba a partir de uma sólida investigação histórica integrada aos recursos tecnológicos contemporâneos.
A história, as festividades, as tradições e a tecnologia oriundas do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira são de interesse nacional e consolidam a posição de nossa região como importante centro de cultura e tradição.