I'm a title. Click here to edit me.
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.
A manufatura de relógios foi substituída pela produção em massa por volta de 1850, nos Estados Unidos. Em resposta, a indústria suíça focou sua produção em qualidade, ao invés da quantidade, possibilitada pela produção massiva.
Além da utilidade prática, os relógios atraem também pela beleza, ganhando status de joalheria e até de artigos colecionáveis, ao invés de meros medidores de tempo.
O ofício de relojoeiro exige paciência, dedicação e disciplina, virtudes raras em tempos de internet. As peças, minúsculas, devem ser cirurgicamente posicionadas para garantir a maior precisão possível na medição. O profissional deve, sobretudo, amar o trabalho.
Atualmente, com a produção cada vez mais barata, a relojoaria tem perdido espaço no mercado. O custo para se consertar um relógio danificado muitas vezes é superior ao preço de um novo, reduzindo a procura pelos relojoeiros. Essa pouca procura também desestimula a formação de novos profissionais, de modo que o ofício tenda a se perder no tempo.
Que profissão é essa? Relojoeiro
Uma das preocupações do homem, desde os primórdios, é a marcação do tempo. Os registros não são precisos, mas acredita-se que há mais de 5 mil anos, o homem utiliza elementos naturais, como areia, água, fogo e luz solar, para esse fim.
Devido à necessidade de regular o tempo de orações e cultos nas ordens religiosas, teve início a medição mecânica do tempo. No início, eram máquinas movidas por pesos que tocavam uma campainha a intervalos regulares.
Com o passar do tempo, a necessidade de aprimorar essas criações fez surgir um profissional para essas ferramentas, e assim o relojoeiro ganhou seu espaço. Quando se fala em relojoaria, logo vêm à mente os finos mecanismos suíços, conhecidos mundialmente por seu estilo e precisão. Entretanto, do século 17 ao século 19 os relógios de maior qualidade eram produzidos na Inglaterra.