top of page

I'm a title. Click here to edit me.

 

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

Que profissão é essa? Sapateiro

 

Em um mundo onde quase tudo é descartável, ainda é possível encontrar público para os sapateiros. Pessoas que preferem reformar o velho calçado, ajustar o tamanho e até mudar a cor, para não jogá-lo fora, ainda procuram pelo serviço destes profissionais.

 

O ofício de sapateiro nasceu devido à necessidade de criar e preservar uma proteção para os pés. Inicialmente, o trabalho era considerado artesanal e o profissional manuseava os calçados dando-lhes limpeza, arranjo e tratamento adequado para garantir bem-estar dos pés.

 

A padronização da profissão começou na Inglaterra, em 1305, quando o rei Eduardo I estabeleceu medidas uniformizadas para a produção de sapatos. Com o surgimento e crescimento das indústrias de sapatos na idade moderna, os sapateiros artesanais tiveram de disputar mercado com as grandes fabricantes de calçados e passaram a direcionar o trabalho para a área de consertos.

Apesar da concorrência com as máquinas, o aumento de consumo de calçados e a difusão do uso fez com que o serviço, de geração em geração, sobrevivesse ao tempo.

 

Embora muitos prefiram comprar novos calçados, há aqueles que confiam nas sábias mãos do sapateiro que faz renascer algo que parece muito velho ou acabado. A fim de prolongar a vida útil dos sapatos, os serviços mais procurados são as trocas dos “saltinhos” de sandálias e botas femininas, troca do solado e bico de calçados, entre outras reformas.

 

“O artista mete as mãos onde os outros colocam os pés”. A cultura popular demonstra admiração por aquele que cuida não apenas do objeto que representa a proteção aos pés, mas de um artefato que revela fetiches, tendências e moda nas pessoas.

bottom of page