top of page

I'm a title. Click here to edit me.

 

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

INGREDIENTES

8 l de leite cru

Sal a gosto

Nata (creme do leite)

Água

 

MODO DE PREPARO

 

Coloque 7 litros de leite para coalhar, basta deixá- lo de um dia para outro fora da geladeira. Retire a nata de cima e quebre a coalhada, mexendo devagar. Acrescente uma caneca de leite fresco e leve ao fogo. Quando “bolotar” (formar pedaços) a coalhada, passe pelo filtro de pano para tirar o soro. Aperte bem a massa, lave uma vez com leite, outra com água e mais uma vez com leite.  Leve ao fogo a nata e o sal, misture com a massa e cozinhe até ficar lisinha e cremosa, o segredo é não parar de mexer. Coloque no prato e espere esfriar.

 

Agradecimentos: Silvia Gomes de Catuçaba, São Luis do Paraitinga - São Paulo

Sabores do Vale: Requeijão de Prato

 

Simples e gostoso, estas são as características do requeijão produzido na região do Vale do Paraí- ba. Sua base? O leite cru, aquele tirado na hora. Típico e famoso nas cidades de São Luiz do Para- itinga, Paraibuna e Lagoinha, o derivado conquista até hoje outras cidades da região. Quem não conhece um vizinho, amigo ou parente que viaja até essas cidades e nos presenteia com um prato desses?
 
A história conta que fazendas especializadas em produção do creme para manteiga aproveita- vam o coalho do leite já desnatado para produzir, em pequenas escalas, o requeijão, restringindo-se ao consumo local.
 

De receita muito parecida com o chamado Requeijão de Corte, não há nenhuma evidência ou registro documental de que os dois sejam o mesmo prato. Diferentemente do requeijão cremoso, que foi industrializado com o passar dos tempos, o de corte ou de prato possui uma consistência mais firme que acompanha bem um cafezinho.

bottom of page