I'm a title. Click here to edit me.
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.
Que profissão é essa? Oleiro
A cerâmica é considerada a forma de trabalho mais antiga da humanidade. Nascendo junto à descoberta do fogo, a arte de dar forma ao barro acompanha a própria história do homem, havendo registros de sua utilização em todas as regiões do mundo. De acordo com a tradição cristã, o próprio homem teria sido moldado de barro, à imagem e semelhança do Criador.
As primeiras peças datam da pré-história, e possibilitaram ao homem substituir os utensílios adaptados de elementos encontrados na natureza, como pedras e cascas de frutos, por outros produzidos por ele próprio. Por volta de4500 a.C. surge a roda de oleiro, trazendo ganhos em quantidade e em qualidade – não só as peças ficavam prontas em muito menos tempo, como também apresentavam maior regularidade e uniformidade.
No Brasil, os povos indígenas já dominavam o trabalho em barro muito antes da chegada dos colonizadores europeus. Estes, no entanto, trouxeram nova estrutura para o ofício com a instalação das primeiras olarias em colégios dos padres jesuítas, onde eram produzidos tijolos e telhas, além de utensílios para uso cotidiano.
Ainda hoje as técnicas de cerâmica são transmitidas, predominantemente, de pai para filho. O oleiro deve conhecer os diferentes tipos de barro, como extraí-los e como trabalhá-los, além do controle sobre o forno para garantir o bom resultado final. O manuseio do barro exige, sobretudo, paciência, calma e destreza, embora haja quem afirme que estas características não são requisitos, e sim, consequências deste ofício ao mesmo tempo tão simples, e tão complexo.