top of page

I'm a title. Click here to edit me.

 

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

INGEDIENTES

300 gr feijão carioca cozido

150gr calabresa

150 gr bacon

1 cebola grande picada

2 dentes de alho amassado

1 tomate picado sem sementes

3 ou 4 folhas de couve rasgada

200g a 300gr de farinha de Milho

8 ovos

Ovo cozido a gosto (para decorar)

 

 

MODO DE PREPARO

 

Cozinhe o feijão e reserve. Frite o bacon e reserve. Depois, com a gordura do bacon, frite a calabresa, a cebola e o alho amassado. Assim que o alho e a cebola estiverem dourados e a calabresa frita, acrescente o feijão cozido, o ovo cru, a couve rasgada e o bacon, mexendo sempre para não grudar. Assim que ovo estiver cozido acrescente a farinha de milho aos poucos. Decore com o ovo cozido.

 

Agradecimentos: Restaurante Cantinho dos Amigos – Silvana Gonçalves -SLP

Sabores do Vale: Feijão Tropeiro

 

O Feijão Tropeiro é um prato típico da culinária Paulista e foi criado pelos Tropeiros, esses, são homens que, desde o período colonial transportam as mais diversas mercadorias, em cavalos ou em lombos de burros.  Esse transporte cortava o estado de São Paulo e ia até Minas Gerais. Até a metade do século XX, eles ainda cortavam parte do estado de São Paulo, conduzindo gado. A alimentação dos tropeiros era constituída por toucinho, feijão preto, farinha, pimenta-do-reino, café e fubá.

 

Nos pousos eles comiam feijão quase sem molho com pedaços de carne de sol e toucinho que era servido com farofa e couve picada. Assim surgiu a original receita do feijão tropeiro, prato simples, composto de alimentos não perecíveis que podiam ser carregados por longos dias de viagem, e preparado por homens em acampamentos improvisados. O feijão misturado à farinha de milho, torresmo, ovos, alho, cebola e tempero, tornou-se um prato básico do cardápio desses homens. Daí a origem do nome feijão-tropeiro, numa referência direta aos integrantes das tropas. 

bottom of page