top of page

I'm a title. Click here to edit me.

 

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

Sabores do Vale: Farofa de Içá

 

A época de grandes chuvas, que se iniciam em outubro e perduram até meados de dezembro, trazem da terra aos céus um inseto bundudo. O final de um dia quente, e um trovão ao longe é o sinal de que as fêmeas da formiga saúva estão prontas para o acasalamento.


A formiga içá, iguaria herdada dos índios, completou a alimentação de muitos habitantes do Vale do Paraíba durante anos. Também conhecidas como bitu ou içá-bitu, as içás saem esvoaçantes pelo céu, e ainda são alvo de caçadas animadas entre moradores da região.


A receita que exala um cheiro característico misturou-se aos elementos da cultura portuguesa como o sal e o alho. Essa iguaria já foi tema de matéria internacional num dos jornais mais conheci- dos mundialmente, o The New York Times.

INGEDIENTES

1 l de içás limpas (só o abdômen, sem o ferrão, asas e pernas)
200 gramas de banha de porco
Sal com alho 
Farinha de mandioca crua
Cebolinha picadinha

 

MODO DE PREPARO

 

Coloque a banha de porco numa panela, em fogo baixo, deixe esquentar e acrescente as içás. Quando torrar, elas soltarão o cheiro característico. Ao chegar no ponto ideal de fritura, acrescente sal com alho e farinha de mandioca crua. Decore com as cebolinhas e a farofa está pronta para ser consumida.

 

Agradecimentos: Restaurante do Ocílio – Ocílio Ferraz

bottom of page