I'm a title. Click here to edit me.
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.
Mais que uma tradição caipira, a festa junina é a hora que todos da comunidade se juntam para celebrar e oferecem alimentos derivados do cereal, como a pipoca, pudins, pamonhas, broas, canjicas e curaus, transformando o acontecimento numa verdadeira celebração do milho. O bolo de fubá era servido em uma época que a cultura do trigo não era difundida mundialmente. Esse doce se transformou em um alimento muito consumido nas grandes fazendas da época e é até hoje encontrado em casas, padarias, etc.
INGREDIENTES
2 ovos
2 copos de Leite
2 copos de Açúcar
2 copos de Fubá
½ copo de Óleo
2 copos de Farinha de trigo
½ colher Fermento em pó
MODO DE PREPARO
Junte no liquidificador os ovos, o óleo, leite, o fubá, o açúcar e bata bem. Depois acrescente o conteúdo numa vasilha junto da farinha de trigo, mexa bem e acrescente o fermento em pó. Unte uma forma redonda com buraco no meio, antes de colocar a massa. O bolo de fubá leva 20 minutos para assar.
Agradecimentos: Restaurante Fogão de Lenha – Dona Cida
Sabores do Vale: Bolo de Fubá
O bolo de fubá é o doce, que podemos qualificar como o mais típico brasileiro. A utilização do milho aqui no Brasil é datada desde antes do descobrimento e colonização, mas sua difusão e utilização estão atreladas diretamente aos Portugueses, que trouxeram a tecnologia para moer e aos Africanos, que foram mão de obra decisiva para aumentar a produção.
Esse grão que tomou conta de nossa cozinha, moído ainda seco e cru, vira Fubá, palavra de origem angolana, que significa farinha de milho, bem fina. Os tropeiros, que de bobos não tinham nada, se alimentavam dessa farinha que substituía muitas vezes a de mandioca nos tipos de merenda para a jornada, transformados em virados misturados a guisado de galinha, ao feijão e carne seca.