top of page

I'm a title. Click here to edit me.

 

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

INGREDIENTES

½ quilo de Farinha de milho

4 colheres de Farinha de mandioca

4 colheres de Óleo

2 colheres de Caldo de frango

½ litro de Água quente

 

MODO DE PREPARO

Em um recipiente coloque a farinha de milho e quebre os bijus dela. Em outro recipiente adicione a água quente e dissolva o caldo de frango. Depois adicione as 4 colheres de farinha de mandioca, as 4 colheres de óleo e a farinha de milho aos poucos. Se necessário, adicione mais água. Sove bem a massa com as mãos, até ficar bem lisa. Forme bolinhas e faça um furo no meio, para que possa ir abrindo a massa em forma de concha, para colocar o recheio de sua preferência. Feche fazendo uma conchinha.

 

Para fritar, o óleo não deve estar nem quente nem frio, senão pode ressecar.

 

Dica: Margarete dá uma dica bem importante para facilitar na hora do preparo: bata no liquidificador a farinha de milho para quebrar todos os flocos de milho. Isso ajuda no processo de sovar a massa e torna-la mais lisa.

 

Agradecimentos: Associa Cunha

Sabores do Vale: Bolinho Caipira

 

Massa de milho cozida, recheada de carne moída, bem sequinha e temperada. Quem resiste? A origem do bolinho caipira é incerta. tendo diversas variações do preparo no Vale do Paraíba. Uns dizem que o verdadeiro bolinho caipira é de Jacareí, onde datam as primeiras vendas no mercado da cidade em 1925. Outros que o bolinho original era feito pelos indígenas com beiju (espécie de goma da mandioca) enrolado no peixe.

Mas o bolinho caipira de Cunha é feito de farinha de milho e carne moída, como o natural de Taubaté e São José dos Campos. A história conta que os tropeiros usavam farinha de milho e o recheavam com o que encontravam: peixe e porco. Na maioria das cidades, o bolinho é o principal quitute oferecido nas festas juninas, deixando para trás o bolo de fubá, o pé de moleque, a canjica e a batata-doce.

bottom of page