I'm a title. Click here to edit me.
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.
Que profissão é essa? Barbeiro
A barbearia acompanha o homem desde a antiguidade: há registros do uso de lâminas de barbear na Idade do Bronze, por volta do ano 3500 antes de Cristo. Nas tribos antigas, a barbearia era exercida por indivíduos respeitados, como sacerdotes e médicos. Acreditava-se que espíritos malignos entravam no corpo das pessoas através dos cabelos, e só podiam ser expulsos através do corte desses, o que era realizado de maneira cerimonial.
Na Grécia antiga os homens tinham a barba e os cabelos aparados nas ágoras, praças onde os indivíduos se reuniam socialmente para debater assuntos cotidianos, política e filosofia. Eventualmente, as barbearias tornaram-se parada obrigatória no dia-a-dia do cidadão.
Seguindo a tradição do médico-barbeiro, na Idade Média esses profissionais também realizavam cirurgias, sangrias e até mesmo extrações dentárias, recebendo inclusive pagamentos melhores do que os cirurgiões “comuns”.
Com o avanço da medicina, os barbeiros se tornaram cada vez menos capacitados a desempenhar tal ofício, se relegando à barbearia como a conhecemos desde o final do século 18. Atualmente, o salão de barbearia é um ambiente tipicamente masculino, diferindo dos salões de cabeleireiros, embora o serviço oferecido seja basicamente o mesmo em ambos.