I'm a title. Click here to edit me.
I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.
Que profissão é essa? Balaieiro
Um dos pontos chaves no comércio é o transporte de mercadorias: a carga deve ser armazenada e carregada de modo que preserve sua integridade. Esta tarefa, atualmente facilitada pelas estradas pavimentadas, caminhões e outros veículos de carga, já teve de ser realizada nos lombos dos animais.
Durante muito tempo, antes da recente urbanização da nossa região, eram usados balaios, cestos trançados de taquara, taboa, cipó e madeira. Nestes eram carregados cereais, tecidos, e até animais de pequeno porte. Apesar da demora no transporte e do cansaço a que eram submetidos os animais de carga, o processo foi fundamental para o desenvolvimento da região.
A construção do balaio requer paciência e habilidade manual. O utensílio deve ser trançado de acordo com as especificações de peso de cada carga. O balaieiro também deve conhecer os diversos tipos de materiais, onde encontrá-los, e como extraí-los adequadamente, para que possam se renovar.
Hoje em dia o ofício perdeu espaço, e o balaio tem sido usado principalmente como peça decorativa, e não mais utilitária. Mas a sua imagem rústica sempre evocará a calma e a tranquilidade da vida no campo.