top of page

I'm a title. Click here to edit me.

 

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. Feel free to drag and drop me anywhere you like on your page. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

INGEDIENTES

3 postas de peixe (garoupa, cação ou cavala)

1 xícara de chá de óleo

1 Cebola grande picada

Tomates cereja

Água quente

Cheiro-verde picado

Sal e pimenta de cheiro

8 bananas-nanicas ainda verdes

1 1/2 xícara de chá de farinha de mandioca

 

MODO DE PREPARO

 

Aqueça o óleo numa panela grande e acrescente e a cebola, deixe dourar. Acrescente a água e coloque as bananas verdes descascadas. Coloque as bananas inteiras e um pouco de água, e deixe cozinhar até que fiquem quase moles. Adicione as postas, aumente a água caso tenha pouco caldo, tampe a panela e deixe cozinhar até que o peixe esteja cozido, cerca de 30 min. Não mexa durante o cozimento, para não desfazer o peixe.

 

Após a apuração do prato, monte o pirão. Em um prato ponha a farinha de mandioca, misture com caldo fervente do peixe. Acrescente o molho feito com a pimenta de cheiro, e a banana, amassada. Por último, o peixe. Sirva com arroz branco.

 

Rendimento e tempo de preparo

A receita rende 3 porções e leva 3 horas para ficar pronta.

 

Agradecimentos: Restaurante Peixe com Banana - Seu Ademir.

Sabores do Vale: Azul Marinho

 

A culinária caiçara conquista todos que visitam o Litoral Norte de São Paulo, principalmente a cidade de Ubatuba. Sua simplicidade e o sabor inigualável são os pontos chave para agradar e cativar os turistas e frequentadores dos restaurantes e colônias de pescadores que ainda sobrevivem em nosso litoral.

 

Caiçara é o nome que damos aos habitantes de toda a faixa litorânea do Estado de São Paulo. As comunidades caiçaras nasceram a partir da miscigenação entre índios e colonizadores europeus.

 

Aproveitando o que havia em abundância em seu meio, os pescadores tradicionais da zona litorânea juntaram ingredientes como o peixe, o tomate cereja (ou selvagem) e a banana nanica (fruta trazida pelos colonizadores), criando um prato que veio a se tornar o mais conhecido da cidade de Ubatuba.

 

O nome, no mínimo curioso, vem do tom azulado que o caldo que compõe o prato adquire. A banana verde, ao ser cozida em panela de ferro, solta uma substância chamada ‘Tanino’. Há quem diga que o prato tem propriedades riquíssimas em proteínas, ômega 3, e sais minerais.

 

A cultura gastronômica caiçara é muito farta. Sua base indígena e portuguesa propiciaram a nós o conhecimento e a tradição de aproveitar o que vem do mar e da terra.

bottom of page